O que é Influenza?
Influenza é o vírus causador da gripe, uma infecção aguda do aparelho respiratório. Ela é altamente contagiosa e suas variedades mais comuns são os tipos A e B, que causam as já conhecidas epidemias sazonais.
Qual a gravidade da gripe Influenza?
A Influenza apresenta maiores riscos de complicação para imunodeprimidos, idosos, crianças menores de dois anos, e pacientes afetados por outras patologias. Adultos saudáveis, porém, também devem se precaver, pois a doença pode evoluir para pneumonia e outros quadros severos.
Quais os sintomas da gripe Influenza?
Febre alta de início súbito, dores de cabeça e nas articulações, tosse, dor de garganta,
coriza e constipação nasal. Em crianças, pode provocar vômito e diarreia.
Qual a forma de transmissão da Influenza?
Principalmente através de gotículas expelidas por espirros e tosse dos contaminados. Isso pode acontecer num raio de até 2m. Superfícies contaminadas, como maçanetas e corrimões, também transmitem a doença quando tocadas.
Como é o tratamento para Influenza?
Em geral, tratam-se apenas os sintomas, pois não há medicação eficaz para eliminar o vírus. O tratamento inclui medicação para febre e dor (anti-inflamatórios). Além disso recomenda-se repouso e ingestão de líquidos até o final do ciclo da doença, em média sete dias.
Influenza e Covid-19 são muito diferentes?
As duas são infecções virais com sintomas iniciais semelhantes - febre, tosse, dores musculares - mas de evolução diversa. A taxa de letalidade (casos que vão a óbito) associada à Covid é de 3,6%, enquanto a da Influenza é de 0,01%. Por essa razão, é importante o diagnóstico diferencial precoce, com exames como o RT-PCR Painel Molecular para Bactérias e Vírus Respiratórios.
Qual o exame para identificar Influenza?
O vírus Influenza pode ser detectado através dos exames de Pesquisa de Vírus Respiratórios, Teste Rápido para Influenza A e B, Teste Molecular para Influenza A e RT-PCR Painel Molecular para Bactérias e Vírus Respiratórios.
Quais as formas de prevenção contra Influenza?
O uso de máscaras oportunizado pela pandemia de Covid-19 diminuiu muito a incidência de outros vírus respiratórios, incluindo o Influenza. Isso porque as formas de prevenção são semelhantes: lavar as mãos frequentemente, principalmente após frequentar locais públicos; evitar ambientes lotados e sem circulação de ar; evitar levar as mãos aos olhos e boca antes de higienizá-las; evitar contato próximo com pessoas contaminadas; e vacinar-se!